283 – Os Homens que Preparam

Saúdo todos os indícios da vinda de uma época mais viril e mais guerreira que irá recolocar a honra e a bravura! Porque essa época deve abrir caminho para outra mais elevada ainda, e recolher a força de que esta terá necessidade um dia – quando introduzir o heroísmo no conhecimento e fizer a guerra pelo pensamento e por suas consequências.

Aí está porque agora são necessários homens valentes que preparem o terreno; esses homens não podem surgir do nada – e tampouco da areia e escuma da civilização de hoje e da educação das grandes cidades: são necessários homens silenciosos, solitários e decididos, que saibam contentar-se com a atividade invisível que perseguem: homens que, com uma propensão à vida interior, procurem em todas as coisas o que há de superar nelas: homens que possuem neles a serenidade, a paciência, a simplicidade e o desprezo das grandes vaidades, bem como a generosidade na vitória e a indulgência com relação às pequenas vaidades de todos os vencidos; homens que tenham um juízo preciso e livre em todas as vitórias e na parte de acaso que há em toda vitória e toda glória; homens que tenham suas próprias festas, seus próprios dias de trabalho e de luto, habituados a comandar com segurança, igualmente prontos a obedecer quando for necessário, igualmente altivos como se seguissem sua própria causa tanto num como em outro caso; homens mais expostos, mais fecundos, mais felizes!

Porque, acreditem em mim! – O segredo para colher a existência mais fecunda e o maior prazer da vida é viver perigosamente. Construam suas cidades na beira do Vesúvio! Enviem seus navios para os mares inexplorados! Vivam em guerra com seus semelhantes e com vocês mesmos! Sejam salteadores e conquistadores, uma vez que não podem dominar e possuir: vocês, que procuram o conhecimento!

* da obra ‘A Gaia Ciência’, de Friedrich Nietzsche