Há algum tempo eu sou assinante da newsletter da NoFilmSchool (www.nofilmschool.com). Para quem se interessa pelo backstage do cinema ou deseja um dia trabalhar na área, este site é fantástico. É uma valiosa enciclopédia gratuita e uma fonte atualizada tanto sobre a técnica (preço de câmeras, novidades no mercado, dicas de edição) quanto para as discussões teóricas que surgem sobre a Sétima Arte.

Na última semana, a newsletter tinha um tópico em destaque intitulado “Conselhos de Grandes Diretores para Filmmakers Iniciantes” que eu achei muito bacana; depois de alguns anos estudando sobre o assunto, posso garantir que alguns dos melhores insights sobre o cinema vem de fora das páginas dos livros ‘institucionalizados’ – recomendados em qualquer curso de universidade. Na verdade, ouvir grandes diretores falando sobre suas próprias experiências é muito mais interessante do que ler uma análise semiótica de um autor teórico ou de um crítico ‘eunuco’; daqueles que nunca estiveram dentro de um set de filmagem.

Para facilitar o acesso, traduzi os dois primeiros vídeos dessa lista, mas vou replicar todos os vídeos aqui no blog. Vale a pena.

 

 

 

 

http://vimeo.com/37035514