Trechos retirados da obra “Enchiridion”, de Epictetus. Traduzido por Ceriblog.


A Filosofia, como um modo de vida, faz os homens livres. É a última instância de liberdade em um mundo de servidão. O conhecimento de nós mesmos nos faz sermos livres em um mundo de dependências.

Quando possuir algo, sempre se lembre de que aquilo não é seu. Seja como um viajante que passa por uma taverna. E mesmo se você for reconhecido por outras pessoas, sempre desconfie de si mesmo.

[sobre o ato de pensar] As ovelhas não vomitam a grama para mostrar ao pastor o quanto que comeram. Ao invés disso, elas digerem a grama internamente e demoram para produzir leite e lã.

A condição característica da pessoa vulgar é que ela nunca examina as qualidades boas e prejudiciais de si mesmo, mas apenas dos outros.

A condição característica do filósofo é que ele olha para dentro de si em todas as ocasiões. Um verdadeiro pensador não censura ninguém, não elogia ninguém, não culpa ninguém, não acusa ninguém; ele não diz nada sobre si mesmo e admite não saber nada e não ser ninguém. Se, em algum momento, o filósofo está prejudicado ou preso, ele acusa apenas a si mesmo; se ele é elogiado, ele ri para si mesmo; e se ele é criticado, ele não se defende.

Ele se move com uma convalescência, com o cuidado de interferir em qualquer coisa que faz bem, mas nunca seguro de si. Ele restringe seu desejo; ele transfere sua aversão à tudo que interfira em sua própria vontade; ele usa sua energia moderadamente, em todas as direções; se ele parece estúpido ou ignorante, ele não se importa. Em uma palavra, ele observa a si mesmo como um inimigo que está prestes a emboscá-lo.

É preciso observar, é preciso trabalhar, é preciso melhorar os próprios apetites, renegar seus conhecidos, ser desprezado pelos seus servos, ser alvo de piadas daqueles que te encontram; ser pior do que todos, em tudo – no trabalho, nas honras, nos tribunais. Assim que você tiver considerado todas essas possibilidades, se aproxime delas. Ou seja, estando em paz com estes caminhos, você terá uma mente pronta para te dar serenidade, liberdade e tranquilidade.

Aproveite este momento. Fique imerso em suas particularidades. Responda àquela pessoa, este desafio, esta tarefa. Não se esquive. Não dê atenção aos problemas desnecessários. É a hora de viver; de apreciar completamente a situação em que você se encontra agora.